Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Biografia Claudia Jeanne do Nascimento

Terça-feira, 19.01.16

BIOGRAFIA CLAUDIA JEANNE

 

 

Nasci em Goiânia más vivo em Bela Vista de Goiás.

Desde criança, tenho vínculos com a arte, minha mãe Maria Ferreira cantora de coral e minha tia Maria das Graças, professora de Educação Artística, foram minhas primeiras influências em relação a arte e as cores. Com minha forma diferente de ver o mundo sempre mais colorido, sempre fiz pinturas e desenhos nos cadernos dos meus amigos, sempre a arte estava ali do meu lado.

Aos 08 anos ganhei o concurso realizado pela Granja Saito com uma pintura e pesquisa sobre a mesma.

 Aos 13 anos me encantei com desenhos de moda, trabalhei em uma loja de roupas, fazendo desenhos para as pessoas que compravam o tecido. Aconteceu minha primeira Exposição Coletiva no Salão Paroquial de Bela Vista de Goiás, Com o título: Aniversário da Cidade.

  Aos 17 anos, o que eu chamo de fase da revolução, radicalizei em minhas pinturas com imensos cogumelos, pegadas e grandes escadas, pintei camisetas radicais para os adolescentes como eu daquela época. Aos 24 anos coordenei oficina pedagógica para crianças especiais, durante 02 anos, trabalhamos com material reciclado, aconteceu minha segunda mostra, (professores e alunos), na Escola de Ensino Especial EMEMAMA, com o título: Reeditando o Existente. 

Em 1998 resolvi pintar telas feitas em duratex com grandes formatos, fiz uma seqüência de 10 telas com o fto de 3mx1,5m, também fiz 10 telas pequenas, sempre explorando objetos arredondados (influência de meu amigo artista Rogério Faiçal), soltos no meio de muitas cores e movimentos, aconteceu minha primeira vernissage Individual,  Experimento de Cores no Shopping Bougainville ficou por 2 meses a mostra.. Me apaixonei pela argila, fiz anjos e peças abstratas com meu mestre Gabriel, aconteceu meu primeiro movimento, Argilizando, no Espaço das Artes. Em Portugal fui recolhendo peças de roupas que os Europeus abandonavam e fui ao longo de 7 anos agregando fragmentos do meu dia a dia, meus sentimentos e criei a Exposição "Anatomia Vestida" esta já foi exposta no Centro Desportivo os Amarelos em Portugal, em bares, cafés, escolas, praças na Bienal B etc. Regressei ao Brasil e com a calma de estar em casa perto dos que amo e me amam,  criei uma Exposição mais colorida com personagens que curtem muito a moda "Flowers the Powers" que expus na Biblioteca, praça e escolas.

Participação na “Bienal B” em Porto Alegre

Participação no “Festival Invadire La Invasion”  na Itália

Participação na Exposição “Sentimentos e Luz”  em Paris na La Place de Madeleine

Em 2012 utilizei 250 adesivos e stencils para falar de amor ao povo belavistense com uma interferência nas ruas e postes da cidade com a palavra “AMO-TE”

Em 2013 fiz a exposição “Fim dos Dias, Salve o Mundo” utilizei materiais diversos como telas e objetos feitos com material reciclado.

Interferência no estacionamento do lago com vários corações grafitados

Interferência na Ponte da entrada principal com flores e corações

Interferências com a natureza – deixo corações onde tem flores por toda a cidade

Em 2014, criei a exposição “Emoções de Vidro” somente telas multicoloridas com corações diversos e geometria em preto e branco.

Realizei a interferência na Pista de Cooper com “corações grafitados” pela via.

Em 2014 consegui aprovar com o Ministério da Cultura e Educação o projeto “Luxo do Lixo” que atendeu 184 crianças na Escola Municipal Dona Menina – sobre Arte e sua História com oficinas ministradas por artistas goianos e oficinas de teatro.

Em 2015 fui selecionada pelo Ministério da Cultura para participar de uma residência artística que se chamou “Criação em Tempo Real” no Atelier Real em Lisboa Portugal.

Iniciei meu Projeto de Pesquisa sobre o “Movimento Pixo, Stick e Grafite” em Portugal e atualmente estendi para Goiás e posteriormente quero realizar em todo o Brasil.

Exposição “Identidades, Multiculturalidades e Lembranças” – Lisboa Portugal, esta exposição faz parte de um projeto da União Europeia

Exposição “Emoções de Vidro” na Câmara Municipal de Bela Vista de Goiás, Bar do Wester Brandão, Escola Dona Menina e Associação Pestalozi.

Exposição “Goiás Mostra sua Arte” na Galeria Frei Confaloni em Goiânia

Fui por 17 anos publicitária nas maiores agências de Goiânia como a Type Propaganda, Identidade Comunicação, XYZ Publicidade realizando mídia e produção conseguindo as seguintes premiações

- 04 premiações dos melhores da publicidade da Organização Jaime Câmara

– 01 premio em São Paulo da Central de Outdoor

– 01 premio em Minas Gerais – Premio Colunistas

-  01 premio do Sindidoor de Goiás.

 Há 07 anos sou Gerente de Cultura do município e tenho realizado vários projetos e estudos sobre nossas culturas populares, nossos bens materiais, bens imateriais e nossos guardiões de cultura.

 

Claudia Jeanne

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por Infobrazuca às 12:42





mais sobre mim

foto do autor


pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2016

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31